Ouvidoria – 15 anos

28 de maio de 1996 – 28 de maio de 2011 – 15 anos da Ouvidoria da UFSC

Para falarmos em Ouvidoria Universitária no Brasil, a UFSC já está na frente há muito tempo. Enquanto que o estudo para implantação da primeira Ouvidoria Universitária ocorreu em 1984, quando o Professor Rodolfo Pinto da Luz apresentou no Conselho Universitário uma proposta de Ouvidoria, somente em 1990, proposta semelhante surgia na Universidade Federal do Espírito Santo, vindo a concretizar-se naquela Universidade no ano de 1992, como a primeira Ouvidoria Universitária do Brasil. Em 1993 foi a vez da UNB, em 1994 na Universidade Estadual de Londrina e em 1996, era implantada na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente somos mais de quarenta Ouvidorias Universitárias dentre as instituições de ensino federal, estadual, municipal, comunitário e particular. (fonte FNOU).

Ao completar seus quinze anos de existência, a Ouvidoria da UFSC tem pautado seu funcionamento nos objetivos para a qual foi implantada em 28 de maio de 1996, ou seja, “constituir-se um canal oficial de recebimento de críticas, reclamações, denuncias, elogios e sugestões da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina”.

Passamos de um ambiente destinado para que a comunidade “bote a boca no trombone!” na época de sua criação, ao  atual ambiente acolhedor, onde não é medido esforços para o bom atendimento aos usuários, visando a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados pela Universidade. Acreditamos que só reclama quem ainda acredita na instituição, e sempre é possível fazer melhor hoje do que fizemos ontem.

É nossa meta constante buscar uma resposta às demandas encaminhadas, desde as mais simples até as mais complexas, mesmo sendo esta resposta desfavorável ao reclamante, pois para a Ouvidoria todas as questões e demandas formuladas são de extrema importância.

Desde a sua implantação a Ouvidoria da UFSC já realizou milhares de atendimentos. Só entre 2010 e 2011 foram atendidas 2.480 pessoas na Ouvidoria. Já foram recebidas desde a sua implantação até a presente data mais de 4960 demandas que geraram processos.

Mas ao falarmos algo da Ouvidoria da UFSC, é de suma importância também relatar o comprometimento dos dirigentes das diversas Unidades da Instituição. São os dirigentes desses órgãos que, ao atender nossas demandas nos prazos estabelecidos, contribuem para nossa eficiência. É desse comprometimento que vem o sucesso da nossa Ouvidoria.

Somos fonte inspiradora para diversas outras instituições, de ensino ou não, que constantemente buscam nosso exemplo para implantar Ouvidoria em suas instituições. Já recebemos futuros Ouvidores da Universidade Federal do Amazonas, de Goiás e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, dentre outras instituições.

Deste modo, por ocasião do décimo quinto aniversário da Ouvidoria da UFSC gostaria de agradecer aos dirigentes da Universidade pela colaboração, à administração superior pela confiança e principalmente aos acadêmicos, servidores Técnicos e Administrativos, Docentes e comunidade em geral, usuários que depositam credibilidade em nossas atividades.

(Arnaldo Podestá Jr – Ouvidor da UFSC, Vice-presidente para a Região Sul do FNOU – Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e membro da Direção da Associação Brasileira de Ouvidores, Secção de Santa Catarina – ABO-SC).

GRÁFICOS DE ATENDIMENTO – OUVIDORIA EM NÚMEROS