Ouvidoria – 10 anos

Ouvidoria da UFSC completa 10 anos

O Conselho Universitário aprovou a implantação da Ouvidoria em 28 de maio de 1996. O principal argumento foi a efetiva transparência administrativa, com base em um movimento participativo com condições de vivenciar, opinar, criticar, informar-se, sugerir ou elogiar aquilo que se tem o direito de compartilhar.

Veja a Portaria 0671/GR/96 (PDF – 1,15mb).

Segundo Arnaldo Podestá Jr, atual Ouvidor, “a Ouvidoria veio preencher a lacuna que havia e constituir-se em um canal institucional, reconhecido pela administração que a criou e pela comunidade, com espaço democrático, respeito e respeitado, que presta um serviço para a Instituição, tornando-a mais cidadã, à medida que seus componentes exercem melhor sua cidadania.”

Diferente do que se espera de uma Ouvidoria do setor privado, na administração universitária, além de ser um canal de comunicação por meio do qual a comunidade se manifesta, a Ouvidoria defende a simplificação da máquina administrativa, atendendo a todos que procuram seus serviços com a máxima eficiência e eficácia, sem hora marcada ou outro tipo de entrave burocrático.

Por meio das sugestões, solicitações e informações que chegam à Ouvidoria pode-se ter a percepção dos problemas que afligem a comunidade acadêmica, e procura-se, com imparcialidade, levar a organização a dar a resposta ao cliente.

Ouvidores

Desde a sua criação, já passaram pela ouvidoria a Profa. Sidneya Gaspar de Oliveira,no período de 28 de maio de 1996 até 26 de julho de 2000, o Professor José Carlos Fiad Padilha, no período de 27 de julho de 2000 até 12 de junho de 2001, o Prof. Raimundo Nonato de Oliveira Lima, no período de 13 de junho de 2001 até 1º de julho de 2004. A partir de 2 de julho de 2004, Arnaldo Podestá Jr. o primeiro servidor administrativo a ocupar a função de Ouvidor na Universidade Federal de Santa Catarina.

Outra criação importante da Ouvidoria foi o Balcão de Informação. “É na Ouvidoria também que as pessoas desabafam, colocando pequenas questões que não encontrariam acolhida em outros fóruns da Instituição. É meio que também um confessionário. O sucesso de seu funcionamento e a credibilidade está baseado no respeito conquistado no ambiente Universitário, bem como na comunidade em geral que nos procura”, finaliza Podestá Jr.

Desde a sua implantação, foram abertos 2.798 processos, sendo que os casos em sua grande maioria foram solucionados. Além dos casos processados, a Ouvidoria já efetuou mais de 25.000 outros atendimentos no decorrer destes 10 anos de funcionamento.