OUVIDORIA digital

11/04/2019 22:07

Registre sua manifestação

A Ouvidoria da UFSC está entrando em uma nova fase.

Nosso Reitor  Prof. Ubaldo, em fevereiro deste ano, lançou um desafio a equipe da Ouvidoria. Realizar um programa que possibilitasse: diminuir o tempo de resposta ao usuário, tornar os trâmites mais rápidos e criar dados estatísticos sobre a Ouvidoria para cada grande setor da Universidade. Isto sem comprometer o atendimento humano e desprovido de preconceitos.

A primeira modificação ocorreu já no mês de março, quando iniciamos o trabalho de migração de sistema. Nossos registros saíram do antigo Notes para o sistema e-Ouv, tornando o processo de tramitação das manifestações do cidadão mais rápido e seguro.

A preparação dos recursos e sistemas se inicou a mais de um ano, quando o antigo Ouvidor  passou aceitar manifestações também via sistema e-Ouv e executar vários testes já com o intuito de realizar a migração.

Para finalizar este processo contamos com apoio do setor de tecnologia da informação para as solicitações da Ouvidoria tramitem em modo sigiloso no sistema interno da universidade. A colaboração dos Pró-Reitores, Secretários e Diretores de Centros também foi fundamental para definir como deve ocorrer o envio das demandas para as unidades e das respostas para a Ouvidoria.

Agora o cidadão e a comunidade universitária (Professores, Técnicos e Alunos) contam com um canal mais eficiente onde podem se manifestar com ou sem identificação.

Além da diminuição do tempo de tramitação das manifestações, estas mudanças estão proporcionando a economia de papel, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e diminuição dos gastos públicos.

Mas como funciona?

O sistema é simples e interligado com grande parte das Ouvidorias nacionais. Sim, além do Governo Federal muitos estados e municípios também utilizam o mesmo sistema de forma integrada.

Assim mesmo que a solicitação vá para a ouvidoria errada, em menos de 5 minutos o ouvidor que recebeu poderá enviar ao destino correto, possibilitando ao cidadão receber uma resposta sobre a sua necessidade.

O cadastro é simples. E se você ao final realizar uma vez o cadastro completo, pode criar uma senha que facilitará o acompanhamento das manifestações realizadas a todos os órgãos do sistema.

Clique Aqui para acessar o sistema de Ouvidoria

Clique para conhecer o novo sistema..

E as minhas informações?

A Ouvidoria garante que os seus dados servirão para avaliar melhor as políticas públicas e propor melhorias voltadas para você ou para sua comunidade.

Ao cadastrar a manifestação, você poderá escolher uma das opções de identificação abaixo.

• Permito acesso aos meus dados pessoais
  • Não permito acesso aos meus dados pessoais.

“Por força da Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação), os órgãos e entidades públicas devem proteger suas informações pessoais, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, exceto nos casos em que é obrigada a divulgá-las por previsão em lei ou ordem judicial.”

• Não quero me identificar

“As manifestações registradas de maneira anônima são consideradas “Comunicações” e não é possível o seu acompanhamento. Caso deseje acompanhar o andamento da sua manifestação e receber uma resposta do órgão ou entidade, por favor identifique-se.

Em breve informaremos mais novidades.

Equipe da Ouvidoria

Ouvir e Agir, sem julgar