-
Fluxos de tratamento de manifestação da Ouvidoria da UFSC
Publicado em 30/05/2025 às 18:46A Ouvidoria da UFSC acaba de disponibilizar, em seu portal oficial, os fluxos para tratamento de manifestações de Denúncias, Reclamações, Solicitações, Sugestões, Elogios e pedidos de “Simplifique”. Esses processos foram desenhados a partir da metodologia 5W2H (What, Who, When, Where, Why, How, How Much).
Além da visualização, a Universidade disponibiliza os arquivos editáveis em formato BPMN (padrão internacional para modelagem de processos) e a tabela 5W2H em Excel, permitindo transparência total e adaptação por parte de outros setores ou instituições. Essa iniciativa reforça o compromisso com a gestão pública ágil e alinhada às melhores práticas de governança.O mapeamento de processos, como evidenciado em estudos, traz benefícios estratégicos como:
- Identificação de gargalos e etapas redundantes, reduzindo retrabalhos e custos;
- Padronização das operações, aumentando a qualidade e previsibilidade dos serviços;
- Transparência e colaboração, facilitando a integração entre equipes e a tomada de decisões embasadas.
Acesse os fluxos completos, arquivos BPMN e a planilha 5W2H no portal da Ouvidoria: https://ouvidoria.ufsc.br/fluxos-de-tratamento-das-manifestacoes-de-ouvidoria/
-
Relatório de Gestão Ouvidoria: exercício 2024
Publicado em 27/03/2025 às 21:33A Ouvidoria divulga seu Relatório de Gestão 2024, com dados sobre manifestações, SIC e ações realizadas. Confira o balanço anual e as propostas.
Acesse Relatório de Gestão Ouvidoria : exercício 2024 -
Guia Lilás Contra Assédios e Discriminação
Publicado em 21/03/2025 às 12:22A Ouvidoria da UFSC informa sobre a publicação da versão atualizada do Guia Lilás (link externo), da Controladoria-Geral da União (CGU). O documento oferece orientações abrangentes para a prevenção e o tratamento de casos de assédio moral, sexual e discriminação no âmbito do Governo Federal, com ênfase em questões de gênero e raça.
O Guia Lilás aborda diretrizes atualizadas para lidar com assédios e discriminação, considerando a centralidade das questões de gênero e raça. Detalha a atuação da Corregedoria em casos de assédio e discriminação, e oferece novos repertórios, com ferramentas e recursos para gestores e servidores públicos debaterem e lidarem com o tema. Traz uma abordagem ampliada da discriminação, incluindo discussões sobre capacitismo, LGBTfobia, gordofobia e racismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial. Apresenta uma matriz de avaliação da violência, que é uma ferramenta para auxiliar ouvidorias, redes de acolhimento e corregedorias na análise de casos. Aborda a mediação de conflitos e “conversas difíceis” como alternativas para lidar com comportamentos inadequados. Oferece ainda recursos didáticos, com dinâmicas propostas como um “jogo de cartas” para auxiliar a discussão sobre o tema nas instituições.
Além do Guia Lilás, a CGU está implementando outras ações para combater o assédio e a discriminação, como força-tarefa especializada para apurar casos de assédio, prioridade para investigações de assédio sexual e cooperação com outros órgãos, como o Ministério da Fazenda e a Receita Federal.
Acesse o Guia Lilás (link externo)
A Ouvidoria da UFSC reforça a importância de um ambiente de trabalho e estudo livre de assédio e discriminação. Em caso de denúncias, entre em contato com a Ouvidoria.
BRASIL. Controladoria-Geral da União (CGU). CGU lança versão atualizada do Guia Lilás contra assédios e discriminação no Governo Federal. Notícias, Brasília, 5 dez. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2024/12/cgu-lanca-versao-atualizada-do-guia-lilas-contra-assedios-e-discriminacao-no-governo/. Acesso em: 20/03/2025.