Fluxos de tratamento de manifestação da Ouvidoria da UFSC

30/05/2025 18:46

A Ouvidoria da UFSC acaba de disponibilizar, em seu portal oficial, os fluxos para tratamento de manifestações de Denúncias, Reclamações, Solicitações, Sugestões, Elogios e pedidos de “Simplifique”. Esses processos foram desenhados a partir da metodologia 5W2H (What, Who, When, Where, Why, How, How Much).
Além da visualização, a Universidade disponibiliza os arquivos editáveis em formato BPMN (padrão internacional para modelagem de processos) e a tabela 5W2H em Excel, permitindo transparência total e adaptação por parte de outros setores ou instituições. Essa iniciativa reforça o compromisso com a gestão pública ágil e alinhada às melhores práticas de governança.

Acesse os fluxos completos, arquivos BPMN e a planilha 5W2H no portal da Ouvidoria: https://ouvidoria.ufsc.br/fluxos-de-tratamento-das-manifestacoes-de-ouvidoria/