Ouvidoria – 20 anos
OUVIDORIA DA UFSC, VINTE ANOS CONTRIBUINDO COM A CIDADANIA
28/05/1996 – 28/05/2016
Na data em que comemora seus vinte anos de existência, a Ouvidoria da UFSC não tem medido esforços para garantir os objetivos para a qual foi implantada no dia 28 de maio de 1996, pelo então reitor, Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz “constituir-se um canal oficial de recebimento de críticas, elogios, reclamações denúncias e sugestões da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina”.
O projeto para sua implantação já havia sido apresentado pelo Prof. Rodolfo em 1984 para apreciação do Conselho Universitário não logrando êxito, devido ao desconhecimento do tema pelos integrantes do CUn. Passado dez anos, a proposta foi novamente apresentada, constituída comissão especial e mesmo com parecer favorável do relator, novamente foi rejeitada pelo Conselho, vindo a ser implementada pela Portaria 671/GR/96 do Reitor, Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, em 28 de maio de 1996, entendendo que o assunto já havia sido discutido exaustivamente pelo CUn em duas oportunidades anteriores.
As Ouvidorias universitárias assumiram papel de extrema relevância onde o cidadão encontra espaço adequado para defesa de seus direitos de forma rápida e sem muita burocracia quando se deparar com serviços públicos oferecidos inadequadamente. São inegáveis as vantagens obtidas pela gestão, que tem um diagnóstico da instituição, ou pela comunidade, que tem a oportunidade de se manifestar quando lhes são oferecidos serviços de uma Ouvidoria atuante.
Nestes vinte anos de existência, a Ouvidoria da UFSC evoluiu de um ambiente destinado à comunidade onde o lema era “bote a boca no trombone”, para um ambiente acolhedor onde não são medidos esforços para atender a comunidade. Nosso objetivo é primar pelo atendimento ao cidadão, respeitando seus direitos, mas deixando claro também seus deveres. Buscamos respostas às demandas com prazos relativamente curtos visando garantir o direito das pessoas que nos procuram. Somos muito felizes e agradecidos aos dirigentes da instituição. São eles os responsáveis pelo sucesso da Ouvidoria, é dos seus comprometimentos com nosso trabalho, o reflexo de nossa eficiência bem como o conceito alcançado perante as demais instituições.
Nossas atividades estão pautadas principalmente nas determinações da Constituição Federal, nas Leis 8.112/90 e 12.527/11 nas Instruções Normativas 01/CRG/OGU/14 e 01/OGU/14 e no Parecer 014/MC/PG de 08/09/2008.
Durante sua existência, a Ouvidoria já efetuou milhares de atendimentos mostrados nos gráficos anexos. Além destes atendimentos que geraram demandas numeradas, somos também um ambiente de desabafos, onde as pessoas que nos procuram colocam questões que declaram não encontrariam acolhimento em outros ambientes da instituição.
Procuramos proporcionar ao máximo a acessibilidade aos usuários, facilitando com que qualquer pessoa da comunidade interna ou externa possa usufruir dos serviços da Ouvidoria. Atendemos a todos, sem hora marcada ou qualquer entrave burocrático. Estamos disponíveis diariamente na sala da Ouvidoria, nos telefones 37219955 e VOIP 37212272, no e-mail falecom@ouvidoria.ufsc.br, no site www.ouvidoria.ufsc.br, via caixa 54 do Serviço de Expedição (malote), onde teremos o maior prazer em atender a comunidade para tentar resolver suas demandas no que for possível.
A Ouvidoria da UFSC está representada nacionalmente na Associação Brasileira de Ouvidores – Seccional Santa Catarina e na Vice-presidência do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU.
Nestes vinte anos da Ouvidoria da UFSC já participamos em diversos congressos nacionais e internacionais promovidos pela OGU e Associação Brasileira de Ouvidores, participação na organização de encontros do FNOU, publicação de artigo no livro “Ouvidoria Universitária no Brasil: relato de experiências”(2007) e na organização do livro e publicação de artigo “Ouvidoria Universitária no Brasil: Vinte Anos de Experiências”(2012).
Durante sua existência passaram pela Ouvidoria da UFSC os seguintes ouvidores:
Sidneya Gaspar de Oliveira (primeira Ouvidora) – 28/05/1996 a 26/07/2000
Jose Carlos Fiad Padilha – 27/07/2000 a 12/06/2001
Raimundo Nonato de Oliveira Lima – 13/06/2001 a 01/07/2004
Arnaldo Podestá Jr – 02/07/2004 até a presente data
Não mediremos esforços para que a Ouvidoria da UFSC se mantenha no espaço que conquistou nestes vinte anos de atividades como um bom exemplo de ouvidoria universitária. Sabemos que é necessário muito estudo, trabalho e dedicação. Mesmo com um quadro de servidores reduzidos, temos sempre o maior prazer no exercício de nossas atividades frente aos enormes desafios diários e permanentes que a função exige dentro de uma instituição de ensino, com um ambiente tão diversificado como é a Universidade Federal de Santa Catarina.
Texto: Arnaldo Podestá Jr – Ouvidor da UFSC
Gráficos: Aline Aguiar Pereira Weber – Auxiliar Administrativo da Ouvidoria
GRÁFICOS